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  • Samila Ito
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  • abril 24, 2023

Empresas que atuam nos diversos ramos de atividade (comércio, indústria e prestação de serviços) enfrentam um problema bem parecido: como definir, adequadamente, seu preço de venda de modo que ele seja atrativo, justo e proporcione retorno em termos de lucratividade. Essa não é uma tarefa simples, porque pode envolver várias estratégias de competitividade de mercado.

A atividade industrial tem mais dificuldade para formar seus preços, devido à complexidade do processo produtivo de alguns produtos mais específicos. Fabricar um avião, por exemplo, é muito diferente de fabricar doce de leite em lata. Isso é apenas uma comparação dos níveis de complexidade de cada atividade empresarial, principalmente nas indústrias de grande porte.

A atividade comercial, de algum modo, é mais objetiva na formação de seu preço de venda porque as empresas comerciais, de varejo ou então de atacado, adquirem produtos acabados. Esses produtos são recebidos e estocados com o nome de mercadorias para revenda.

A atividade de prestação de serviços também exige um pouco mais de atenção, porque cada serviço pode ter especificidades que não se repetem. Consertar um veículo, por exemplo, pode ter nuances que só as oficinas e concessionárias conhecem. Cada modelo de automóvel é diferente e isso influencia bastante.

Desse modo, cada atividade tem seu nível de complexidade no momento do definir corretamente o preço de venda de seus produtos, mercadorias e serviços.

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