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  • Samila Ito
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  • setembro 30, 2022

Após quatro anos de promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados, dois anos de vigência e um ano de suscetibilidade a multas, o Brasil avança, mas ainda tem um longo caminho a percorrer para enraizar uma cultura de privacidade e proteção de dados.

Uma das principais preocupações hoje é a baixa adesão das empresas à legislação. Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revela que apenas 32% desenvolveram uma política de privacidade que informa como os dados pessoais são tratados; 29% criaram política de uso de dados pessoais de funcionários e apenas 28% fizeram alterações em contratos vigentes para adequação à LGPD. Na área pública o cenário não é muito diferente: entre os órgãos federais e estaduais, 41% não têm pessoa ou área responsável pela implementação da Lei.

Lembrando a máxima de que uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco, é fundamental que a lei seja disseminada e implementada por toda a rede, considerando cidadãos, empresas e instituições públicas. No universo das grandes corporações, muito desse processo já está avançado, afinal, diversas organizações tiveram que se adequar para atendimento ao mercado internacional, mas agora as atenções devem ser direcionadas para os pequenos negócios, que carecem dinheiro, conhecimento e apoio para essa adaptação.

As empresas de contabilidade são afetadas diretamente pela LGPD, tendo em vista que a informação é o seu ativo mais valioso e, pela natureza do negócio, lidam diretamente e diariamente com dados sensíveis de pessoas físicas e jurídicas.

Veja mais em: https://bit.ly/3RnVWqY

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